quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Modelo de algumas oficinas pedagógicas


O1.1  ALFABETIZAÇÃO


              2267     

O1.1/1

EDUCAÇÃO INFANTIL. TEORIA E PRÁTICA II-"A RESPOSTA ESTA NO PRINCÍPIO".1996.18 p.
Oficinas Pedagógicas para Professores de EMEls. Objetivos: vincular a teoria à prática, enriquecendo-a e ativando-a com as situações similares às do cotidiano dos professores; proporcionar aos educadores oportunidades de ampliar seus procedimentos pedagógicos, experienciando atividades práticas por meio das oficinas; orientar quanto ao processo de avaliação relacionando as conquistas no aproveitamento ao desenvolvimento global. Textos de apoio Sobre o desenvolvimento psicomotor, afetivo da criança. Textos sobre literatura infantil, dança e informática na EMEI. (Sa.020/96).


O1.2  APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS


              2268     

O1.2/1

APOIO. Oficina de Aproveitamento de Alimentos. 1993. 72p.
Participação de Educadores da RME.
Objetivos: informar e proporcionar conhecimentos mais aprofundados sobre os alimentos em geral, seu preparo, valor nutritivo e aproveitamento de todas as suas partes; levar os educadores a uma reflexão sobre a ecologia humana integrada na Educação Ambiental; elaborar um plano pedagógico tendo por base aspectos teóricos e técnicos apresentados nesse curso. (Sa.096/93).


O1.3  RECICLAGEM DE MATERIAIS – LIXO


              2269     

O1.3/1

SEA - Setor de Educação Ambiental. A Problemática do Lixo e a Questão da Reciclagem na Educação Ambiental. 1995. 134p.
Curso dirigido a todos os educadores da RME. Com a finalidade de fornecer subsídios aos educadores/multiplicadores para o desenvolvimento de um projeto em educação ambiental, para que o aluno possa, em diferentes atividades, construir uma postura consciente em relação ao ambiente que o cerca. (Sa.096/95).


O1.4 RECICLAGEM DE PAPEL


              2270     

O1.4/1

APOIO. Reciclagem e Produção de Papel Artesanal. 1993. 14p.
Público alvo: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, operacionais de EMEIs, pais e alunos. Orientar, através de subsídios didático-pedagógicos inter-disciplinares, os participantes ao ressaltar a importância e possibilidade de reaproveitamento de diversos materiais, experienciando a técnica de reciclagem de papel; compreender o processo educativo ligado ao meio ambiente e mostrando que o indivíduo pode interferir na realidade e melhorá-la. (Sa.054/93).


              2271     

O1.4/2

SEA - Setor de Educação Ambiental. Oficina Pedagógica: Produção e Reciclagem de Papel Artesanal. Divisão de Orientação Técnica de Educação Infantil e Alfabetização-DOT3.
1995. 31p.
Oficinas desenvolvidas nas Drems ou UEs. dirigidas a CPs e outros educadores a fim de proporcionar-lhes subsídios didático-pedagógicos e oportunidades de reflexão sobre as questões ambientais, numa abordagem construtivista. (Sa.090/95). 


              2272     

O1.4/3

SEA - Setor de Educação Ambiental - Oficina de Reciclagem e Produção de Papel Artesanal - 20 horas - DOT3. 1995. 35p.
Oficina destinada a Educadores da RME: Professores, CPs, ADs e Diretores, visando mostrar-lhes a possibilidade de “reciclagem de papel de forma simples, obtendo, como produto final, um material útil para ser utilizado  de diversas formas, nas diferentes disciplinas”. O documento apresenta os procedimentos para os cinco dias de curso, detalhando os respectivos conteúdos. (Sa.093/95).


              2273     

O1.4/4

CURRÍCULOS E PROGRAMAS. OFICINA DE RECICLAGEM E PRODUÇÃO DE PAPEL ARTESANAL - 20 HORAS. 1996. 15p.
Curso oferecido aos educadores da RME onde se discute a importância e as possibilidades de reaproveitamento de diferentes materiais a partir da vivência da técnica de reciclagem de papel e confecção de material didático. O curso dá oportunidade à discussão e à prática sobre a criação artística, a partir de material alternativo a fim de que possam ser utilizados nas diversas disciplinas. (Sa.075/96). 


*O1.4.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO
(Reciclagem de Papel)


              2274     

*O1.4.1/1

PMSP. SME/ SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEA / DOT – OFICINA PEDAGÓGICA: PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE PAPEL ARTESANAL.
1996. 27p.
Assuntos desenvolvidos neste documento: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Reciclagem de Papel / Setor de Educação Ambiental – SEA. Oficina direcionada a Coordenadores Pedagógicos e/ ou outros educadores da Rede Municipal de Ensino – RME. O subsídio contém os objetivos e os procedimentos do 1º e 2º dias da Oficina, além da Bibliografia utilizada.


O1.5 IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO



              2275     


O1.5/1

SME – SUPEME. OFICINA PEDAGÓGICA: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO. VERSÃO PRELIMINAR. 2000. 25p.
Assuntos abordados neste trabalho: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Identidade em Construção / Projeto. O documento contém: Justificativa; Objetivos, Procedimentos; Cronograma; Recursos materiais, financeiros e institucionais; Avaliação; Legislação e Bibliografia. Projeto: Oficina Pedagógica.: “Perspectivas, compromissos, o fazer pedagógico em foco”.   (Sa.017/00)

 

O1.6 TEATRO DE BONECOS

 


              2276     

O1.6/1

SME – CONAE. OFICINA “CONSTRUINDO TEATRO DE BONECOS.”2002.16p.
Assuntos: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Teatro de Bonecos / Oficina para educadores do Ensino Municipal e ADIs. Este trabalho aborda, inicialmente, o conceito de teatro e de teatro de bonecos, mostrando sua importância na proposta de reorientação curricular e na formação permanente dos educadores, em seguida, apresenta objetivos das oficinas em questão, os conteúdos a serem desenvolvidos e a metodologia a ser utilizada, assim como outros itens. (Sa.009/02 - Obs.: Ver também: E2.8.1).


*O1.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO
(Oficinas Pedagógicas)


              2277     

*O1.1/1

SME/SUPEME. OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS. 1987.77p.
Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Plásticas.
Subsídio que tem por  objetivo, entre outros, levar o  Assistente de Atividade Artística a : analisar e discutir as necessidades da criança nas fases de desenvolvimento; vivenciar técnicas das Artes Plásticas; aproximar as Artes Plásticas das demais áreas do conhecimento (componentes curriculares).


              2278     

*O1.1/2

PMSP/SME/BES. OFICINA DE ARTES CÊNICAS, TEATRO-EDUCAÇÃO. 1987.35p.
Temas abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Cênicas/ Teatro.
Documento que enfatiza as atividades dramáticas, demonstrando o grande valor na formação da personalidade infantil e a responsabilidade do professor ao ter em mãos um instrumento de ensino.


              2279     

*O1.1/3

PMSP-SME/BES/ SUPEME- DIVISÃO DE PROGRAMAS E ATIVIDADES ESPECIAIS- SETOR DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS. OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS - ORIGAMI - CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA.
1987. 35p.
Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Plásticas - Origami/ Áreas do Conhecimento: Jogos e Brincadeiras/ Educação Artística/ Projeto. Trata-se de uma oficina de Artes ( Educação Artística) que visa desenvolver junto à criança a imaginação criadora, o estilo pessoal de expressão artística, a estética e a sensibilidade, utilizando o papel/ dobraduras (origami) e a confecção de brinquedos com sucata.


              2280     

*O1.1/4

PMSP/SME - DOT- CENTRO DE MULTIMEIOS. PROJETO OFICINA -ANOTAÇÕES, IDÉIAS, PUBLICAÇÕES E CURSOS. JUNHO/90-91. 27p.
Temas abordados: Oficinas/Oficinas Pedagógicas/ Projeto/ Áreas do Conhecimento: Ciências/ Matemática/ Jogos/Brinquedos/ Português-Literatura. Este documento contém informações sobre o que é um projeto oficina, traz um esboço de Experimento - Ludoteca e divulgação de atividades do projeto Oficina de: Ciências, Jogos/ Matemática e Literatura ( Português).
( Obs.: Ver o documento *P5.1/37 ) 


              2281     

*O1.1/5

PMSP/SME- DOT-CENTRO DE MULTIMEIOS.OFICINAS PEDAGÓGICAS. TRÊS(03) BOLETINS INFORMATIVOS. 1992.
Assuntos abordados:Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Projeto/ Áreas do Conhecimento.Três boletins informativos sobre o Projeto Oficinas Pedagógicas apresentando o nome de cada oficina, a temática, carga horária, público-alvo e locais de realização.


              2282     

*O1.1/6

PMSP/SME - DOT - MULTIMEIOS E MÚLTIPLAS LINGUAGENS. OFICINA DE LITERATURA: FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS. 2001.11p.
Temas abordados: Este documento refere-se à oficina de Literatura- Formação de Contadores de História com os objetivos de desenvolver técnicas de contar histórias e apresentar sugestões de obras literárias que proporcionem o prazer de ouvir, ler, interagir e criar textos/ histórias, inclusive confeccionando materiais para a apresentação das obras literárias.


              2283     

*O1.1/7

BRASÍLIA. OFICINA: INCLUSÃO DIGITAL E PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA- PERÍODO: 14 A 17 DE MAIO DE 2001. 29p.
Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Níveis de Ensino: Educação Especial – Informática/ Cidadania. Este documento apresenta sugestões quanto à utilização da tecnologia/ informática para facilitar a inclusão e equiparação de oportunidades na sociedade, para grande parcela da população brasileira constituída por crianças,idosos, analfabetos, pessoas com limitações físicas, sensoriais, motoras, a fim de também poderem exercer sua cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário