quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fases da Escrita

8 dicas para o Professor da Educação Infantil

1. A Educação Infantil bem organizada contribui para a formação harmônica da criança em seus aspectos biológico e psíquico.
2. A Professora deve possuir sólidos conhecimentos de psicologia infantil e de didática especial.
3. A missão da Professora não é instruir, mas educar, criar hábitos, corrigir com suavidade e fineza.
4. No período em que a criança frequenta a Educação Infantil ela deve ignorar que está sendo educada e aprendendo, deve pensar que está sòmente brincando.
5. As atividades na Educação Infantil devem ser tão bem conduzidas que a criança ao sair dela deve recordar com saudade.
6. A Primeira aptidão artística que se manifesta na criança é a musical, por esse motivo na Educação Infantil deve-se cantar a tôda hora e em qualquer ocasião.
7. As atividades manuais concorrem para a correção dos desajustamentos psíquicos motores.
8. A leitura de histórias desenvolve o grau de atenção e vocabulário da criança, preparando o terreno para a alfabetização.

31 de Outubro - Halloween

O Dia das Bruxas, em inglês, Halloween, é uma festa de origem celta, povo que viveu nas ilhas britânicas antes de Cristo. Era chamada originalmente de “All Hallows Eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”, e comemorava o fim do verão.
Para o povo celta, nessa época, as almas dos que morreram durante o ano voltavam para tomar os corpos dos vivos. Os vivos que não queriam ser possuídos não deveriam acender fogueiras para o local ficar frio e, consequentemente, indesejado pelos mortos. Deviam também se fantasiar assustadoramente para espantar as almas.
A partir do descobrimento da América alguns imigrantes introduziram a festa de Halloween nos Estados Unidos. Hoje é uma festa típica dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro. Ao anoitecer, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: batendo de porta em porta, pedindo doces aos moradores, dizendo “Trick or Treat”, que significa “Doce ou Travessura”.
No Brasil a comemoração desta data é recente e chegou ao país através da grande influência da cultura americana. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa no Brasil, pois valorizam e comemoram a data com seus alunos, uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros, argumentando que o Brasil é um país que tem um rico folclore e que deveria valorizá-lo, defendem que a data não tem nada a ver com a nossa cultura e, portanto, não deveria ser comemorada. Por esta razão, foi instituído em 2005 o “Dia do Saci”, para ser comemorado também em 31 de outubro.
O “Dia das Bruxas” é uma festa alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos, que enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com as cores preto, lilás e roxo, e temas que lembram assombrações.
Apesar de muitas escolas não darem atenção a celebração do Dia das Bruxas, existe uma quantidade razoável de conteúdo sobre o tema.
Muitas instituições de ensino não celebram o Dia das Bruxas, em inglês Halloween, por conta da figura dos personagens envolvidos na manifestação, tais quais: bruxas, fantasmas, monstros, etc.
Vale ressaltar que esta é uma manifestação cultural muito forte nos Estados Unidos, mas que teve origem através do povo celta, que viveu nas ilhas britânicas antes de Cristo. Era chamada originalmente de “All Hallows Eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”, e comemorava o fim do verão.

Desenhos para colorir - Halloween

Alfabeto "motorizado"

Alfabeto completo e pronto para imprimir em forma de carro.