terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto: Semana da Criança


Por: Educadora Cris, do blog “Dicas Pedagógicas”, onde encontram-se vários arquivos com brinquedos, dinâmicas, jogos e brincadeiras para a semana da criança.

Objetivo:
Promover, durante a Semana da Criança, atividades extra-classe, variadas e interessantes, visando oportunidades de lazer e socialmente educativas.
Atividades sugeridas:
• Competições esportivas;
• Demonstração de ginástica;
• Pintura de mural pelos alunos, nos próprios muros da escola;
• Gincaninhas/tarefas: – resolver palavras cruzadas, – decifrar cartas enigmáticas, – contribuir com roupas velhas, doces e brinquedos, para doações; – contribuir com livros usados para a biblioteca. (a depender da faixa etária da turma, optar por tarefinhas mais fáceis)
Ou poderá ser dessa outra forma:
Cada sala deverá ficar incumbida de um setor, pesquisando e escolhendo tipos de atividades a serem efetuadas durante o projeto. Serão escolhidos os monitores para cada sala, que irão comandar as atividades de cada setor. Esta atividade deverá envolver os pais e as pessoas da comunidade, promovendo assim a integração entre eles.

Mais sugestões de atividades:
• Recreação: corrida do ovo, queimada, boca de forno, chicotinho queimado, morto-vivo,passa anel e outros.
• Jogos de mesa: da memória, baralho, dominó, bingo e outros.
• Gincanas: atividade planejada de acordo com a faixa etária, entre o professor e os alunos, se for o caso.
• Corridas: de sacos, de obstáculos, de revezamento, etc.
• Oficinas de teatro: Fazer maquiagens, colocar roupas, perucas e acessórios para as crianças fazerem dramatizações.
• Oficinas de artes: colocar materiais diversos para os alunos desenvolverem trabalhos de pinturas, desenhos, colagens e trabalhos de sucatas.
• Oficina de música: cantigas de roda, bandinhas, brinquedos cantado do nosso folclore.
• Concurso de danças : com danças de músicas que são sucesso no momento.
Resgatando os brinquedos populares: durante a semana da Criança,poderá ser organizado o “Dia do Brinquedo Popular”, com atividades que envolvam a criatividade,psicomotricidade e a socialização integral.Os alunos poderão pesquisar com os familiares outros tipos de brinquedos populares com que seus pais e avós se divertiram.

Sugestões de brincadeiras:
• Pular corda
• Bola de gude
• Corrida de sapo (CRIANÇAS AGACHADAS)
• Perna de lata
• Pipa
• Corre cutia
• Amarelinha
• Estátua
• Bilboquê
• Outros

Atividades diversas:
Integração com a comunidade:
• Visitas às indústrias ou casas comerciais;
• Visitas a clubes;
• Visitas à creche e asilos

Apresentação de uma atividade cultural:
• Cinema;
• Teatro;
• Show de mágicas, de talentos;
• Números de danças folclóricas.

Campeonatos esportivos:
• Corridas;
• Natação;
• Corrida de bicicleta;
• Passeio ciclístico;
• Cabo de guerra, outros.

Culminância do Projeto:
Lanche preparado pela escola para todas as crianças. Distribuição de brindes e entrega de prêmio e medalhas.
Fonte: http://www.educadoracristinasouza.blogspot.com/

Crianças podem se maquiar


O uso de maquiagem por crianças costuma ser criticado como um movimento de sexualização precoce, mas muitos adultos se esquecem da função lúdica da pintura. Recente sucesso da internet, a garotinha Madison Hohrine, de cinco anos, mostrou em seu canal do Youtube que nem sempre é preciso entrar em pânico quando as crianças pegam nos pincéis.
Diante da câmera, Madison faz tutoriais de beleza com desenvoltura e copia as técnicas das profissionais – por exemplo, coloca a mãozinha contra o produto apresentado para dar visualização. Na descrição dos vídeos, a mãe avisa que não deixa a menina usar suas maquiagens. Madison apenas finge que está passando base, pela simples brincadeira. Outros produtos já são permitidos à garota, como lápis e gloss.
Para Edimara de Lima, diretora pedagógica da Prima Escola Montessori, brincar com maquiagem pode ter tantos benefícios como qualquer outra atividade criativa, seja para desenvolver um personagem ou apenas para testar cores e texturas. O importante é preservar a característica de brincadeira.
Não é comum vermos meninas brincando de casinha? Isto não quer dizer que elas estejam ultrapassando os limites da idade, mas apenas encarnando um personagem. O mesmo vale para a maquiagem. “Se ela está entrando na fantasia, usando a imaginação, é proveitoso. O que não pode é a criança usar maquiagem para ir à escola ou acompanhar a mãe ao supermercado”, diz a diretora.
“Uma coisa é brincar em casa, se maquiar de brincadeira. Outra é a criança sair na rua como se fosse um miniadulto”, concorda a psicóloga e psicopedagoga Alba Weiss, do Rio de Janeiro. Portanto, ter cuidado em deixar a criança usar a maquiagem apenas de maneira lúdica é importante, mesmo quando a brincadeira, de vez em quando, é imitar gente grande.
A filha que quer usar maquiagem igual à mãe, por exemplo, deseja sentir como é ser uma pessoa que ela admira. “É natural a criança querer experimentar o que os pais fazem, como usar o salto alto da mãe ou o computador do pai”, afirma Beatriz Sant’Anna, neuropsicóloga do Centro Paulista de Neuropsicologia. “Este movimento não precisa ser impedido”.

Como incentivar uma dieta saudável para crianças

No próximo dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Nessa data os pequenos têm o privilégio de curtir com brincadeiras e passeios voltados para a sua idade, mas sem descuidar da alimentação.Refeições leves  e saudáveis garantem a diversão, mas existe uma grande dificuldade das mães em unir praticidade com qualidade e fazer com que os filhos aceitem o que é servido.
De acordo com a Gerente de Nutrição do HCor – Hospital do Coração em São Paulo, Rosana Perim, é fundamental uma alimentação variada e balanceada, que garanta o fornecimento de energia e todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. O consumo de alimentos variados pode permitir que a alimentação seja mais divertida e gostosa. Comer com moderação e sem proibições é perfeitamente possível, desde que haja orientação dos especialistas.
Para compor uma alimentação equilibrada é preciso seguir os princípios básicos da pirâmide alimentar escolar. Os alimentos estão distribuídos na pirâmide em seis níveis, de acordo com o nutriente que mais se destaca na sua composição.

“No topo da pirâmide estão as gorduras, óleos, molhos para saladas, azeite, margarina e doces em geral. Estes alimentos fornecem calorias e poucos nutrientes e devem ser consumidos com moderação e presentes na preparação dos alimentos. Abaixo desses, estão os grupos de alimentos ricos em proteínas, cálcio, zinco e ferro. São principalmente os de origem animal como leite, queijos, iogurtes, carnes, aves, peixes, ovos e leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha e grão de bico). No nível seguinte da pirâmide encontram-se os alimentos de origem vegetal como verduras, legumes e frutas, que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras e, na base da pirâmide, estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, pois fornecem energia ao nosso corpo. As principais fontes são os pães, cereais e massas”, esclarece a Gerente de Nutrição do HCor.
Como inovar o cardápio dos pequenos e compor as refeições de forma variada e saudável:
 Alimentos de todos os grupos: procurar oferecer na alimentação aqueles que forneçam proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais;
 Proporção adequada de alimentos: os alimentos que compõem a alimentação da criança devem atender às necessidades nutricionais diárias;
 
• Variar sempre que possível os alimentos: variar o consumo de alimentos é uma estratégia importante para obter todos os nutrientes necessários e para tornar as refeições mais divertidas e gostosas. O importante é evitar a monotonia.
Entre as ações que os pais podem fazer para incentivar a ingestão de alimentos saudáveis é tentar deixar as preparações apetitosas para o consumo, incluindo desde frutas frescas como morango, banana, maçã, pêra, salada de frutas, até gelatina, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco.
Usar a criatividade decorando os pratos é uma alternativa para chamar atenção das crianças menores. Fazer uma flor com parte do tomate ou montar um boneco com ovo cozido, por exemplo, pode auxiliar a prender a atenção da criança para a alimentação correta. Para os maiores, o ideal é introduzir verduras e legumes na massa e no recheio de tortas, preparar pastéis assados e recheados com verduras e queijo, fazer sobremesas à base de iogurte desnatado ao invés de creme de leite e chantilly, colocar torradinhas de pão integral nas saladas e queijo magro ao invés de parmesão são algumas sugestões. A criança que se alimenta de todos os nutrientes na quantidade adequada brinca mais, tem maior facilidade no aprendizado escolar, cresce e se desenvolve melhor”, sugere Rosana Perim.