terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como fazer um bom relatório de estágio




Normas para elaboração do relatório do estágio

Da Sistematização


As atividades devem ser relatadas contemplando os seguintes pontos:
- descrição com interpretação, discussão e análise de dados.
- pesquisa bibliográfica.
- quantidade e qualidade das atividades executadas.
- participação em desenvolvimento de projetos e planejamento.
- desenvolvimento de produtos, novas técnicas e pesquisas.
- procedimentos de trabalho, tais como: acompanhamento, fiscalização, manutenção, etc.
- normas de segurança e procedimentos ecológicos..
- equipamento e material utilizado.
- orientação ou modificação no plano de execução.
- importância do trabalho no contexto da Concedente.
- experimentos em laboratório (identificar se só acompanhou ou se executou).
- apreciações e observações.

Do Formato


O relatório deve ser escrito no formato Times New Roman tamanho 12 (padrão Word como o utilizado neste texto) ou equivalente, em espaço 1,5.
O papel adotado deverá ser padrão A4 branco. As margens do texto em relação às bordas do papel devem ser: superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm e esquerda 2,5cm. Os parágrafos, em todo o texto, devem iniciar a 7 (sete) espaços da margem esquerda.
O relatório deve refletir a metodologia científica, compreensão da bibliografia citada, os métodos e técnicas empregadas e o significado dos resultados e dos procedimentos encontrados ou utilizados.
O Relatório de Estágio Curricular é dividido em quatro partes com subdivisões que devem ser apresentados na ordem a seguir:

1. Encadernação (Capa)

2. Elementos Pré-Textuais
2.1. Folha de Rosto
2.2. Folhas de Avaliação e Controle do Estágio
2.2.1. Termo de Aprovação
2.2.2. Avaliação Final
2.2.3. Avaliação do Estágio pela Concedente
2.2.4. Plano de Estágio
2.2.5. Cronograma Físico Real
2.2.6. Termo de Compromisso
2.3. Outras Informações
2.3.1. Epígrafe e/ou Dedicatória (opcional)
2.3.2. Agradecimentos (opcional)
2.3.3. Sumário
2.3.4. Listas em ordem alfabética (Ex: Lista de Anexos, Lista de
Equações,..)
2.3.5. Resumo

3. Texto dividido em Capítulos
3.1. Introdução
3.2. Apresentação da Concedente
3.3. Desenvolvimento
3.4. Considerações Finais

4. Elementos Pós-Textuais
4.1. Anexos
4.2. Glossário
4.3. Referências Bibliográficas

Encadernação (Capa)


Pode ser em espiral ou capa dura, conforme exigência do curso. Relatórios com capa dura deve conter os mesmos dados que a folha de rosto (anexo).

Folha de rosto


Com os títulos centrados. Deve seguir os seguintes formatos e tamanhos : autor - em caixa alta tamanho 16, título - em caixa alta negrito tamanho 18, outras informações em caixa baixa tamanho 14.
Folha de Aprovação
Deve conter o seguinte texto: " APROVADO EM ........./........./........."(dia/mês/ano) e o nome do orientador.

Folhas de Avaliação Final, Avaliação pela Empresa, Plano de Estágio, Cronograma Físico Real e Termo de Compromisso
São folhas padrão que podem ser retiradas na Coord. De Estágio ou no site www.joinville.udesc.br

Epígrafe e/ou dedicatória (facultativo)


Título ou frase que serve de tema a um assunto e/ou palavras escritas com que se oferece a alguém um trabalho.

Agradecimentos (facultativo)


Deve ser rápido e objetivo. Cada entidade ou pessoa deve ter um agradecimento a parte.

Sumário


Com divisão decimal em arábicos. Uma linha liga cada título ao número da página, seguindo o padrão de títulos e subtítulos usado no texto.

Listas de Abreviaturas, Apêndices, etc.


Têm apresentação igual a do Sumário, quando pouco extensas podem figurar seqüencialmente na mesma página. Só serão apresentadas em caso de 5 itens ou mais.

Resumo


Antes de tudo, deve ser curto e objetivo (no máximo 300 palavras), descrevendo de forma clara os aspectos de maior interesse e importância em um único parágrafo. Ressaltar os objetivos gerais os métodos, os resultados alcançados e a contribuição do trabalho para a Concedente.

Introdução


É uma explanação sucinta do trabalho realizado no Estágio. Apresenta o assunto como um todo, sem os detalhes que serão descritos no texto principal.
Na introdução o autor deve:
- Apresentar o trabalho proposto e realizado no Estágio de forma que o leitor tenha uma visão clara do mesmo.
- Indicar a finalidade, ou os objetivos do trabalho desenvolvido no Estágio.
- Especificar a apreciação e receptividade do pessoal da Empresa bem como as dificuldades enfrentadas.
- Relacionar o trabalho desenvolvido no Estágio com o Curso, descrevendo as áreas de conhecimento envolvidas.
- Referir-se aos tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de exposição.

Apresentação da Concedente


- Fazer uma descrição impessoal e sucinta da Concedente com um breve histórico, informações sobre o ramo de atividade, principais produtos e(ou) serviços, número de empregados e benefícios auferidos a estes pela Concedente, clientela, sistema de administração e finanças, instalações e equipamentos, produtividade, projetos e perspectivas de expansão.

Desenvolvimento


É a parte mais extensa do trabalho e visa comunicar os resultados do Estágio. Deve ser subdividido em capítulos, de forma a refletir o Plano de Estágio executado.
Deste modo, um roteiro razoável para este item segue os seguintes passos:
- Anotação metódica da rotina de trabalho e da coleta de dados.
- Exposição do trabalho realizado de maneira descritiva ou agrupada em gráficos e/ou tabelas.
- Discussão dos dados apresentados no passo anterior.
Na discussão o Estudante deve:
- Agrupar os casos sempre que houver repetição.
- Estabelecer relações entre causa e efeito.
- Deduzir generalizações e princípios básicos que tenham comprovação nas observações.
- Esclarecer as exceções, modificações, teorias e princípios relativos ao trabalho.
- Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos.
- Procurar elaborar, uma teoria para explicar as observações e resultados obtidos.
- Revisar literatura, referindo-a no texto seguindo orientação da ABNT.
- Discutir as ocorrências como um todo, avaliando causas, procedimentos e resultados e apresentado sua própria opinião com base nos conhecimentos adquiridos.

Ilustrações


Consistirão de tabelas, quadros e figuras. Têm por objetivo esclarecer melhor o assunto discutido no texto e/ou apresentar de uma maneira mais eficaz informações relevantes. De forma geral possuem títulos que são numeradas por algarismos arábicos (Ex: `FIGURA 3 - Organograma da Empresa X'). A fonte da informação, como deve ocorrer no texto, deve sempre ser apresentada. As ilustrações devem ser colocadas próximas ao local em que forem mencionadas e referenciadas por seus respectivos números.
Os Quadros, além de título podem ter cabeçalho. Têm por objetivo facilitar a comunicação de informações não numéricas, relacionando pelo menos, duas variáveis. São seguidos ou antecipados por comentários que não se repetem mas complementam seus conteúdos.
O termo Figuras designará gráficos, mapas, fotografias e micro-grafias e assemelhados. Pode ter uma legenda que explique o conteúdo da figura de forma sucinta e precisa.

Notas


As observações ou aditamentos a detalhes do texto devem aparecer em rodapé.

Considerações finais


É o resultado de uma análise crítica do trabalho executado, e de sua validade como contribuição para a formação profissional. Relacionar os resultados, interpretá-los e apresentar as conclusões de forma lógica, clara e concisa.

Anexos


São materiais suplementares que se acrescentam ao relatório como esclarecimento ou documentação, sem dele constituir parte essencial. São numerados em algarismos arábicos, seguidos de título.

Glossário


É a relação de palavras de uso restrito, acompanhadas das respectivas definições com objetivo de esclarecer o leitor. É apresentado em ordem alfabética.

Referências Bibliográficas


É a especificação das obras consultadas para o desenvolvimento das atividades realizadas, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
Deve ser seguido o padrão ABNT, NB-66, referências bibliográficas.