sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto: “Estreitando os laços”

O laço e o abraço
“Como é engraçado!... Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas? Se enrosca...Mas não se embola , vira, revira, circula e pronto:
 está dado o abraço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de  braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
 em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
 Vai escorregando devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E na fita que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento? Como um pedaço de fita?
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz - romperam-se os laços.-
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.

Então a amizade é isso... Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço”.
 
       O texto acima ilustra o quanto o processo de construção de um relacionamento não acontece de forma mágica. A observância de alguns princípios norteadores são fundamentais nessa construção como, por exemplo, reconhecer que todas as pessoas são merecedoras da confiança, da amizade e do respeito dos outros.  A pessoa é um ser em constante relação. Essa relação é estabelecida consigo mesma e com os outros, na tentativa de satisfazer as próprias necessidades. amadurecer e realizar-se.
      A consciência desse complexo processo não pode ser adquirida através do estudo de conceitos teóricos, mas de uma vivência que seja capaz de modificar a mentalidade, criando uma nova forma de conceber e vivenciar, na prática cotidiana, uma nova postura que se refere às relações interpessoais no ambiente escolar. Num relacionamento autêntico, cada um se interessa pelo outro de maneira genuína. Os direitos individuais terão que ser defendidos e respeitados, não poderão ser barganhados, pois estes existem por si mesmo. A tarefa num relacionamento está em proteger os direitos das pessoas nele envolvidas.
      Vivemos em relação com as outras pessoas, nas diversas esferas de nossa vida. cada uma com maneiras diferentes de perceber, de interpretar o que está ao seu redor. Saber lidar com elas é uma arte necessária ao sucesso de qualquer atividade humana. A  Equipe Pedagógica  há de considerar o trato com as pessoas, incluindo a compreensão, a tolerância como formas de construir um espaço escolar marcado pela ação coletiva e participativa. Dentro desse processo, alguns fatores, que são citados a seguir, tornam-se evidentes e, portanto, fundamentais.
  • Saber olhar é importante, pois, quando as pessoas chegam aos nossos olhos em sua maneira positiva de ser, conseguimos enxergar os valores a saberemos como aproveitá-los.
  •  Saber ouvir não significa ficar em silêncio, demonstrar apenas paciência à escuta, mas o entendimento daqueles que falam.
  • Saber, falar: mesmo que o que tenhamos a dizer seja difícil, e amenizar a situação com nossas palavras, tornando mais fácil o assunto.

        A Coordenação é responsável pela formação continuada do professorado, não é nenhum mágico com dicas na cartola, ao contrário do que muitos desejam. Promove estudos e reflexões para que juntos encontrem estratégias para melhorar o desempenho escolar dos alunos, a constituição da linha pedagógica da escola e muitas avalia de perto as crianças  com dificuldades  para detectar as lacunas no aprendizado.
       Ao longo dos 12 anos  atuando na Educação, como educadora, um questionamento se fez necessário: "qual é o nosso verdadeiro papel na escola?". Torna-se, portanto, clara a necessidade das pessoas possuírem princípios que norteiem suas vidas para serem capazes de firmar relações construtivas com os que as cercam.

      Um princípio fundamental é acreditar que as demais pessoas são inerentemente boas, fato que possibilita a construção de um relacionamento pautado sobre as realidades da harmonia e do conflito, do desejo de ser melhor e do como somos, respeitando cada um, dentro de sua individualidade, a sua busca de construir a construir-se.

      Partindo do pressuposto que só é valido o que é viável, é preciso saber tomar decisões em conjunto, trabalhar em parceria, estar aberto as necessidades, saber voltar atrás com segurança, saber integrar o grupo, buscando alternativas conjuntas. Essas atitudes facilitam a articulação da Orientação Pedagógica e Educacional com os diferentes membros e setores da escola no ambiente escolar. É oportuno salientar  que a Coordenação deve tentar descobrir, inventar, criar maneiras de estimular as diferenças existentes, pois precisamos de valores fortes que nos levem a aceitar, respeitar e tornar significativo o trabalho de uns com os outros para o bem de todos.

     A Equipe Pedagógica deve reconhecer o trabalho do professor, sendo capaz de elogiá-lo, contribuir para que a sua atuação seja eficaz, elevando a sua autoestima. Nesse educador, pode-se perceber alguém que ama a própria profissão, que investe na sua atualização, que é capaz de estabelecer uma relação profunda e madura frente à opção professor, tendo consciência de suas possibilidades e buscando realizar-se como pessoa. Dessa forma, aprende a amar o trabalho e começa a descobrir valores importantes, tornando-se um profissional capacitado. Estreitando assim o "laço" e evitando a formação de um "nó"  na escola.

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