quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Corpo e Mente na Educação

Sandra CelanoSaúde é um estado que depende de interações entre pessoas e ambientes que, em níveis profundos, são campos de energia interconectados. Pesquisas da física, da neurociência, da psiconeuroimunologia sugerem que a qualidade dos espaços intra e intersubjetivos afeta o entorno e é por ele afetado.

Existe uma tecnologia leve e delicada que ajuda qualquer pessoa ou grupo a construir estados pacíficos, dissolver bloqueios afetivos, criar harmonia e paz. Autoconhecimento, consciência corporal, reciclagem emocional, respiração, silêncio, entre outras práticas ajudam a experimentar novos estados e criativas respostas.
A abordagem transpessoal em psicologia busca a manifestação da essência, acompanhando seus fluxos que atravessam corpo, emoções, mente e ambiente - dimensões da multidimensionalidade humana ainda vistas separadamente, o que gera abordagens pedagógicas com sérios impactos nas crianças. Aposta na sensibilidade dos educadores para acompanharem o ponto evolutivo em que elas se encontram hoje e na necessidade de um melhor preparo para manejar crises, decodificando a linguagem de sintomas e perturbações que os desafiam diariamente.
Educadores são agentes de cura social se iniciam em si mesmos o trabalho que desejam ver no mundo. E passam a se encantar com essa intercomunicação incessante entre tudo no universo, pois não há separação entre nós e uma estrela distante, nem entre a lua, o micróbio e cada um de nós.
Somos campos de energia que se entrelaçam, mas precisamos ampliar o foco da consciência para nestes estados mergulharmos. Muito conhecemos do céu, das estrelas e das flores, mas quase nada sabemos sobre como ancorar esse conhecimento em nossa vida diária. Nossas mentes, nossos sentimentos e nossas ações geralmente seguem caminhos antagônicos, afastando-nos do profundo núcleo que integra estes níveis e que é a natureza essencial a ser desvelada.
Ser saudável é cuidar de si, cuidar do outro e cuidar da Terra, sendo capaz de uma percepção trans, uma percepção que se move entre, através e além de pessoas, coisas e eventos. E é por uma educação que inclua a transcendência que nossas crianças hoje clamam.
Sandra Celano é psicoterapeuta transpessoal. Criadora e coordenadora da Gente em Flor - Escola para Terapeutas Sociais, escreveu os livros "Corpo e Mente na Educação - uma saída de emergência" (Ed. Vozes) e "Mãos que Tocam a Alma - Sugestões para uma Educação Transdisciplinar", este em co-autoria com Ivan Guerrini (Ed. Triom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário