quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Examine com a classe o alto preço da genialidade

Objetivos
Revelar que grandes inteligências podem estar associadas a disfunções cerebrais
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Reportagem da Veja:
Introdução
Quem não sonhou alguma vez ser um Einstein ou um Newton? Embora seja alvo de cobiça, a figura do superdotado muitas vezes se mostra carregada de preconceito: gênio e nerd são imagens quase sempre relacionadas. Se vale a hipótese dos pesquisadores ingleses Ioan James e Simon Baron-Cohen, essa associação entre brilhantismo e esquisitice não é mera fantasia. Ela teria raízes num certo tipo de autismo — mais precisamente a síndrome de Asperger. O sucesso na ciência ou nas artes cobraria, dessa forma, um preço bastante elevado. A reportagem de VEJA traz informações que permitem aprofundar o tema em sala de aula.

Divida a classe em três grupos, atribuindo a cada um diferentes tarefas. Ao primeiro, proponha uma pesquisa sobre as características do autismo e da síndrome de Asperger. Encarregue a segunda equipe de buscar informações acerca do conceito de genialidade. Ao terceiro grupo, encomende um levantamento resumido sobre a trajetória de algumas figuras consideradas geniais — como Newton, Einstein, Mozart, Salvador Dalí etc. Peça que dos dados biográficos constem informações sobre a importância dessas personalidades e os eventuais comportamentos excêntricos apresentados por elas. Forneça fontes para consulta (leia as indicações no final deste texto). Na aula seguinte, todos devem partilhar o resultado dos trabalhos realizados.

Após o relato de cada grupo, promova a leitura da reportagem com a classe e levante algumas questões. A turma consegue identificar alguns dos sintomas associados à síndrome nas celebridades pesquisadas? Esses traços são exclusivos dos gênios ou podemos encontrá-los em cada um de nós em determinados momentos da vida? Lembre que para diagnosticar o transtorno não basta observar atitudes isoladas, mas o conjunto dos sintomas citados pela revista. Vale ressaltar também que o reconhecimento público da genialidade estimula posturas exóticas, que fazem parte da construção do mito. O pintor espanhol Salvador Dalí é um bom exemplo de personalidade que levou o comportamento extravagante ao extremo.

Passe em seguida ao exame das características do autismo e do transtorno de Asperger. Ressalte o esforço de Verônica Bird, uma brasileira radicada nos Estados Unidos e criadora da fundação que leva seu nome, voltada a pesquisas e ações de apoio e divulgação sobre o tema. Por meio de um vídeo, lançado em diversos países e que agora chega ao Brasil, ela vem sensibilizando a opinião pública.

É provável que o grupo incumbido da pesquisa sobre genialidade encontre mais dificuldade para realizar a tarefa. Discuta com a turma a razão desse fato. Ele pode ser associado à grande controvérsia sobre o conceito de inteligência? Examine com a turma o significado de genialidade. Estenda a questão para a análise dos conceitos de mito e ídolo e suas relações temporais e contextuais, salientando que muitos gênios só foram reconhecidos como tal após a morte.

O objetivo dos trabalhos não é tirar conclusões definitivas sobre o assunto, mas mostrar as diversas facetas do tema. Até hoje a ciência não conseguiu explicar por que existem expoentes nas diferentes áreas — não só nas atividades eminentemente intelectuais, mas também em manifestações artísticas e mesmo esportivas. Há quem defenda a idéia de que tais talentos são inatos. Outros, porém, acreditam que essas competências excepcionais são forjadas ao longo da vida e, portanto, resultam da combinação de esforço, dedicação e oportunidade.

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